A organização é um hábito

A organização é um hábito que perdura, é um processo contínuo que se amplifica aos poucos até chegar ao que é ideal para você. O hábito de se organizar é uma capacidade que qualquer um tem potencial para desenvolver e é uma decisão exclusivamente pessoal. Com certeza ficará mais fácil mantê-lo encontrando a sua motivação e mantendo a disciplina. É como escovar os dentes ou aprender a ler e a escrever.

Outro ponto importante é que a organização não é engessada, pelo contrário ela nos dá liberdade de escolher o que fazer, quando fazer e como fazer.

Se você já sentiu que precisa mudar alguns hábitos para te ajudar a se organizar ou organizar sua casa, ou seja, está consciente do cenário e da necessidade de mudar, o primeiro passo é ir com calma e dar-se o tempo para se ajustar a esse novo hábito. Você não vai dormir desorganizado e acordar organizado no dia seguinte.

Não importa onde nem como você vai começar a se organizar. O importante é dar o primeiro passo, partir para a ação! Não precisa esperar a segunda-feira, ou o começo do mês, o início do ano ou as férias do trabalho. Qualquer dia é um bom dia para começar a incutir um novo hábito e, portanto, organizar sua vida e sua casa.

Minha sugestão é que comece organizando pequenas coisas e locais no ambiente da casa que mais lhe incomoda e que possa ser executado em pouco tempo. E realmente termine o que estiver fazendo antes de começar uma nova organização.

Você pode escolher por começar, por exemplo, com o hall de entrada da casa onde ficam entulhados chaves, sapatos, bolsas, correspondências. Divida em quatro etapas (dias) e em cada dia você definirá um lugar certo para cada coisa. Você começou pelo micro, ou seja, cada item, e terminou pelo macro, ou seja, o ambiente hall de entrada como um todo.

Suas motivações podem ser os benefícios que a organização vai lhe proporcionar como evitar stress e conflitos por não encontrar as coisas, aumentar a visualização para usar e aproveitar melhor tudo o que tem, otimizar o tempo porque vai gastar menos tempo procurando algo, economizar dinheiro por não comprar itens repetidos por estarem perdidos.

Pouco a pouco, dia-a-dia, sem gastar muito tempo nem energia, novos hábitos te levam não só para uma vida organizada, mas para uma casa organizada. Te levam ao bem-estar com mais vitalidade, leveza e simplicidade.

Bjs

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*