Arrumado e Organizado: você sabe a diferença?

“Preciso arrumar minha casa”, acredito que eu escuto isso todos os dias, de algumas pessoas com quem converso diariamente ou mesmo de pessoas em locais que frequento e/ou passo. Na verdade dizemos isso, e me incluo nessa, já no automático não é?

E aí eu te pergunto: você já parou para pensar se você precisa “arrumar” sua casa porque ela não foi organizada ou porque ela foi organizada e precisa ser arrumada!? Ixiii, ficou confuso?? Peraí que vou te ajudar a entender, rsrsrs.

ARRUMAR é tirar de vista o que lhe incomoda, dando a sensação que está organizado por ter ficado visivelmente bonito. Um exemplo bem tradicional disso, é quando se vai receber uma visita em casa, e a sala de estar que estava um caos, fica bonita rapidamente. Como isso foi possível? Provavelmente você pegou todos os itens que estavam espalhados e que não pertenciam a sala e guardou sem nenhum critério, aleatoriamente dentro de alguma gaveta ou de algum armário e fechou, escondendo a bagunça. E te falo mais, depois possivelmente você precisou de algum item que você havia “guardado” quando a visita chegou, mas não o encontra porque não lembra onde guardou. Justamente porque o lugar não era o mais lógico e funcional.

ORGANIZAR é buscar soluções personalizadas para conseguir dispor de maneira funcional o que lhe incomoda. Se define um lugar permanente para cada coisa (famosas casinhas=lugar para morar), ficando fácil encontrá-la e guardá-la quando necessário. Voltando no exemplo acima, se os itens que estavam deixando sua sala um caos, tivessem lugar certo para morar, você não precisaria esconder a bagunça, e sim acomodar a bagunça.  Com 15 minutinhos você os guardaria em suas casinhas corretas e acharia-os facilmente depois, porque já se criou um sistema de organização funcional para esses itens e para os ambientes desses itens.

Arrrumar vem depois de organizar. ARRUMAR É A MANUTENÇÃO DA ORGANIZAÇÃO!

 

ARRUMADO ORGANIZADO
bonito funcional
impessoal personalizado
 lugar incerto lugar permanente
incoerente lógico
aleatoriamente com critério

 

Nossas casas tem VIDA, portanto as coisas vão sujar, as coisas vão sair do lugar, e para quem tem filhos, os brinquedos vão se espalhar. Mas tendo um sistema de organização prático e consciente, por conseguinte que funcione não somente para você, mas para todos os moradores da casa, fazendo-os chegar a um determinado objeto sem esforço, isso é o que vai te dar praticidade, economia de tempo e sim, qualidade de vida.

E agora você saberia me responder se sua casa está arrumada ou organizada?

Lembrem-se: sua casa não ficou BAGUNÇADA da noite para o dia, assim sendo ela não ficará ORGANIZADA da noite para o dia! Organize aos poucos ou se achar melhor contrate um profissional. Eu como uma Personal Organizer estou apta para te ajudar. bjs

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*