Como organizar potes de cozinha

Qual dona de casa não gosta de um potinho não é mesmo!? Eles realmente são aproveitáveis e essenciais numa cozinha, porém o que vemos é um exagero na quantidade, portanto seu armazenamento de forma organizada se torna um desafio. São potes e mais potes de tamanhos, cores e formas variadas que começam a ficar espalhados por todo o armário, alguns com tampa, outros sem tampa e quando você vê não há mais espaço e a bagunça ficou generalizada.

Vou dar algumas dicas para melhorar esse cenário, porém não é uma receita de bolo. Lembre-se que o trabalho de uma Personal Organizer é personalizado, por isso organiza-se da melhor forma para otimizar o espaço disponível e da melhor forma para aquela pessoa ou família.

O primeiro passo, como a organização de qualquer outro item é a seleção, ou seja, fazer um levantamento de quantos potes você tem (modelos e tamanhos), quais ainda estão em condições de uso e destralhar o restante que estiver manchado, encardido, furado, rachado, quebrado ou sem tampa. Desapegue para o lixo, para doação ou para o reaproveitamento, deixando somente aqueles que você realmente usa e precisa.

O segundo passo é a categorização dos potes, ou seja, agrupá-los por formatos (quadrados, retangulares e redondos), por material (vidro, plástico ou acrílico) e por tipo (com tampa e sem tampa como exemplo tigelas e bowls). Também é neste momento em que você vai decidir se vai guardar os potes com tampa ou sem tampa.

O terceiro passo é a organização de fato, ou seja, guardar os potes em um espaço adequado.

DICAS TOP: a) prefira um lugar no armário em que caibam todos eles. O ideal é que fiquem todos juntos! b) compre potes do mesmo formato e que sejam empilháveis para facilitar a organização. c) evite potes redondos que perdem espaços nos cantos.

 

POLÊMICA ORGANIZAR COM TAMPA OU SEM TAMPA

Apesar de eu preferir guardar os potes, tanto plástico quanto vidros com tampa, acho essa escolha muito pessoal. Há quem prefira o contrário, e está tudo bem também! Acho isso uma polêmica sem fim, rsrsrsrs. Lembrem-se que o trabalho de uma Personal Organizer é personalizado para cada cliente! Armazenando com tampa, o risco de perder o par (tampa x pote) é quase zero, fora que é muito mais rápido e funcional na hora de pegar para o uso. Se o seu medo de armazenar os potes de plásticos com suas respectivas tampas for porque dá cheiro, no post anterior eu ensinei como prevenir isso. Vale a pena conferir. E fique tranquilo, se ainda assim, você quiser manter os pares (pote x tampa) separados também tem solução. Segue algumas sugestões para os dois casos a seguir:

  • Se os potes tiverem o mesmo tamanho uma possibilidade é organizá-los um dentro do outro e coloca-los sob as tampas.
  • Sendo os potes de tamanhos diferentes ou não você pode coloca-los um dentro do outro, do maior para o menor, e colocar as tampas em diversos locais. Use a criatividade e explore da melhor forma o espaço disponível, seja ele gavetões ou prateleiras. Algumas opções:

porta tampas ou porta correspondência

organizador de canto para pratos ou cesta

organizador de livros

organizador de pratos

  • Você pode guardar os potes fechados com suas respectivas tampas (minha opção preferida) e se o vão da prateleira for muito alto, você pode usar a prateleira aramada ganha espaço para não empilhar demais.

Bom é isso gentiii, espero ter ajudado. Bjs

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*