Personal Organizer: organizando cozinha e despensa

Esse projeto é uma cozinha e despensa de uma família de dois adultos e uma criança sendo a mãe empreendedora no ramo alimentício.

Personal Organizer: Neste cômodo existiam coisas que não pertenciam a cozinha como, por exemplo os brinquedos, e itens semelhantes espalhados por vários locais, não só na própria cozinha e despensa mas também espalhados em outros cômodos da casa como toalhas de mesa que estavam no andar de cima ou formas para bolo que estavam na varanda da casa. Haviam louças misturadas com alimentos e vice-versa.

Muitas coisas foram ou para o descarte, ou para doação, ou ainda para outros cômodos da casa com finalidade mais propícia ao seu uso. Muitas coisas também vieram pois pertenciam a cozinha/despensa e devido a desorganização estavam espalhadas por aí.

Foi um projeto bem desafiador não só pela falta de categorização visível, mas por conta da planta (layout) desse ambiente não ser favorável a instalação de armários, por ser uma casa antiga que pertencia aos pais da minha cliente. Vou tentar explicar melhor esse layout no parágrafo abaixo.

Na primeira parede fica a escada que dá acesso ao andar de cima da casa e tem um pequeno nicho que era a antiga “adega” da casa. Na segunda parede ficam uma despensa, um nicho para fogões e outro para geladeira. Este último é um espaço mal aproveitado e não utilizado por esse eletrodoméstico porque hoje não se encontra nenhuma geladeira que tenha as medidas do mesmo. Na terceira parede fica uma porta, e a pia da cozinha com uma janela grande acima. E para finalizar, a quarta parede fica mais uma janela grande e mais uma porta.

Como a reforma desse ambiente estava fora de cogitação, a cliente resolveu contratar uma Personal Organizer para otimizar os espaços existentes da melhor maneira possível, trazendo praticidade e produtividade para sua família e para seu negócio.

Portanto neste projeto houve instalação de prateleiras, reaproveitamento de alguns organizadores já existentes da cliente, como os gaveteiros plásticos. Compramos vários produtos organizadores novos para aproveitar os espaços aéreos da despensa e usufruir de cada lugar dos outros dois armários existentes. Acrescentei também um carrinho para temperos e chás entre os fogões e instalei vários ganchos de parede para pendurar utensílios e assim liberar espaço nas gavetas.

Consegui dispor melhor o “cantinho do café”, a bandeja com itens de café da manhã e a “caixa de entrada” da casa.

Foi um projeto intenso e exaustivo, mas valeu a pena todo o processo.

E mais uma vez, desafio dado é desafio cumprido!