O que dizem as etiquetas das suas roupas???

Você alguma vez se preocupou em ler as etiquetas das roupas, nem que por curiosidade??? Se você, assim como eu, já “leu” e ficou com muitos pontos de interrogação à sua volta e pior ainda danificou não só uma, mas algumas peças de roupas por lavar de maneira indevida ou por não separar as roupas delicadas das outras, sugiro ler este post até o fim. Garanto que vai ser útil!!!

Não fique aí pensando coisas do tipo: “Já sei lavar roupa”, “Não sei o que significa, então enquanto durar, durou”, “não sei o significado, então vou cortar fora essa etiqueta”, “essa etiqueta não serve para nada” e muitas outras desculpas por preguicinha ou falta de conhecimento mesmo. Estes símbolos não estão ali à toa ou para enfeitar, rsrsrs.

Eu confesso que já deixei de comprar uma roupa por achar que eu não saberia lavar aquele tecido depois. Mas hoje só não compro se eu não gostar da peça mesmo, ou se a roupa não me cair bem ou ainda se o meu bolso não puder bancar, hahaha, porque descobri que não é difícil cuidar da roupa quando se sabe o que fazer e como fazer! Afinal, como diz meu pai “dinheiro não nasce em árvore”.

E não é só o bolso que agradece, e simmm o meio ambiente também. Fazer tudo que consumimos durar mais é pensar sustentavelmente. Afinal se a peça dura mais, compramos menos, consumimos menos e, portanto, isso reflete em todo o ciclo da cadeia de consumo: matéria-prima, produção, distribuição, venda e consumidor final.

Bom, para lavar, secar e passar seguindo as instruções do fabricante você precisa conseguir decifrar os símbolos universais e seus significados que vem nas etiquetas e eles são obrigatórios em peças de vestuário e itens têxteis (almofadas por exemplo). Esses símbolos são válidos e lidos em todo o mundo da mesma forma. Mas antes se atente a que etapa do processo ao que o desenho se refere:

  • Desenho do balde (tina): lavagem
  • Desenho do triângulo: alvejamento
  • Desenho do quadrado: secagem
  • Desenho do círculo: lavagem a seco ou química
  • Desenho do ferro: passadoria

E gentiii não precisa praticar a decoreba não, hahaha, é só imprimir uma tabela com os símbolos universais de lavagem e deixar em um local visível em sua lavanderia. Você encontra quadrinhos fofos e decorativos em lojas de utilidades domésticas, mas vou deixar aqui embaixo a minha tabela que considero super completinha para vocês imprimirem, plastificarem e colocarem em um local visível em sua lavanderia. Para baixar a imagem em PDF basta preencher o formulário abaixo.

Espero ter ajudado, bjs.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*