Descarte de CDs e DVDs

Você sabia que um CD ou DVD leva mais de 400 anos para se decompor e que sua reciclagem é muito difícil devido a sua composição, que é formada de camadas sobrepostas e de várias etapas no processo de reciclagem. Inclusive no CD são 4 camadas, no DVD são 5 camadas e no Blue-ray são 8 camadas. Isto torna a reciclagem cara e, portanto, uma tarefa complicada encontrar um local aqui no Brasil que faça. Só tenho conhecimento do CEDIR (Centro de Descarte e Reuso de Gestão Ambiental) em São Paulo.

tecmundo.com.br

Informações mais detalhadas acesse os links abaixo do site Ecycle. É uma empresa, uma marca preocupada com a questão do desenvolvimento sustentável através da aliança de resultados econômicos a benefícios sociais e ambientais. Neste site você consegue encontrar onde descartar seus resíduos e postos de reciclagem mais próximos de você. Segue os links:

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/57-plastico/672-mistura-de-materiais-torna-cd-um-problema-na-hora-de-reciclar-saiba-o-que-fazer-.html
https://www.ecycle.com.br/component/content/article/57-plastico/195-como-doar-cds-sao-reciclaveis.html
https://www.ecycle.com.br/435-cedir

Mas, como se torna inviável o meu deslocamento até São Paulo para descarte, eu entrei em contato com a vigilância sanitária de Valinhos, onde moro, e pediram para que eu levasse os CDs e DVDs para o Ecoponto e que lá eles dariam o destino correto de maneira responsável.
Mas existem outras alternativas do que fazer com um CD velho e/ou sem uso e listo elas abaixo:

  • Doar para escolas, acervos públicos e instituições de caridade
  • Doar ou vender para sebos ou colecionadores
  • Reutilizar criando artesanatos com o material como um porta-objetos e um porta-copos.
comofazeremcasa.net
comofazeremcasa.net
macetesdemae.com

Escolha a melhor opção e se organize para entrar em ação. O que é um pouquinho do nosso tempo, em comparação ao desenvolvimento sustentável melhor em prol das futuras gerações.

Espero que tenham gostado e que de alguma forma tenha sido útil. Bjs

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*